AGORA SÃO 837 MOTIVOS PARA CONTINUAR! ME DÊ MAIS UM MOTIVO!

201 MOTIVOS PARA CONTINUAR ACREDITANDO:

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS... COMEÇA TUDO DE NOVO!

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS, COMEÇA TUDO DE NOVO

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Corrupção, O CUSTO DA CORRUPÇÃO NO BRASIL



Charles Chelala – O custo da Corrupção
3/Setembro/2012


Estamos prestes a completar dois anos da “Operação Mãos Limpas” deflagrada pela Polícia Federal em setembro de 2010, que revelou as ramificações de um poderoso esquema de corrupção instalado no aparelho do Estado amapaense, no maior escândalo da nossa história.

A quadrilha estava disseminada no Executivo Estadual e Municipal; no Tribunal de Contas do Estado e na Assembleia Legislativa, além de corrupção ativa em empresas fornecedoras de bens e serviços para o poder público. Foram conduzidos ao presídio da Papuda, em Brasília, dezenas de autoridades estaduais e municipais, além de agentes privados que teriam desviado algo em torno de dois bilhões de reais, segundo o processo que está prestes a concluir pelo Ministro do STJ, José Otávio de Noronha.

O momento traz à tona uma pergunta: Qual é custo que esta mazela impõe aos cidadãos? Em 2005, o economista Marcos Fernandes, da escola de economia da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e autor do livro “A Economia Política da Corrupção no Brasil”, fez esta conta e chegou a números impressionantes. Em seu estudo foi comprovado que a cada ano é desviada uma cifra de aproximadamente R$ 380 bilhões, impactando em uma redução do crescimento econômico de até dois pontos percentuais no PIB. Para efeito de comparação, o Produto Interno bruto do Amapá situa-se em R$ 7 bilhões.

No caso específico do Amapá, onde 46% de toda a nossa economia é gerada pela Administração Pública; praticamente 70% dos salários são oriundos das folhas de pagamento de servidores e um em cada três empregados é funcionário público, a situação se agrava. Aqui, o ralo da corrupção causa um impacto devastador na economia local, uma vez que os gastos públicos são os principais responsáveis pelo dinamismo das demais atividades.

Além de desvios de recursos, a corrupção afeta de maneira profunda o ambiente de negócios, inibindo decisões de investimentos privados, pois a base institucional não inspira credibilidade. Assim, as empresas optam por carrear suas inversões financeiras para outros lugares onde há maior estabilidade.

A corrupção é um problema nacional, talvez o maior deles a ser enfrentado pela sociedade. Na minha visão otimista, estamos vencendo-o, ainda que lentamente. As operações da Polícia Federal, a atuação decidida do Ministério Público Federal e Estaduais são exemplos desta afirmação. O julgamento do esquema do “mensalão” e a condenação de políticos e empresários importantes pela mais alta corte do país acalenta esta sensação de avanço. A recente decisão judicial que condenou o Ex-Senador Luiz Estevão a devolver meio bilhão de reais aos cofres públicos, e sua aceitação em fazê-lo, é outro exemplo notável.

As eleições que se aproximam talvez sejam um bom momento de prosseguir na assepsia cada vez mais necessária à política no Brasil e no Amapá.

SEM PARLAMENTARES COMPROMETIDOS COM OS ELEITORES NÃO SE CONSEGUE NADA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESABAFOU? RIU? BRINCOU? SE COMOVEU? CHOROU? NÃO GOSTOU?
DE QUALQUER FORMA EU TENTEI! TÔ VENDO TUDO ESTÁ FAZENDO SUA PARTE! MAS SE GOSTOU OU NÃO, FAÇA SUA PARTE, COMENTANDO !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...