AGORA SÃO 837 MOTIVOS PARA CONTINUAR! ME DÊ MAIS UM MOTIVO!

201 MOTIVOS PARA CONTINUAR ACREDITANDO:

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS... COMEÇA TUDO DE NOVO!

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS, COMEÇA TUDO DE NOVO

Série: "DILMA! GASTA MEU IMPOSTO COMIGO!"



Secretaria de Assuntos Parlamentares

PROJETO DE LEI

Autoriza o Poder Executivo a doar vinte e cinco Viaturas Blindadas de Combate - Carro de Combate M41 para a República Oriental do Uruguai.



                        O CONGRESSO NACIONAL decreta:
                       
                      
Art. 1o  Fica o Poder Executivo, por meio do Ministério da Defesa, autorizado a doar vinte e cinco Viaturas Blindadas de Combate - Carros de Combate (VBCCC) M41, do Exército Brasileiro ao Governo da República Oriental do Uruguai.

                        Art. 2o  A doação de que trata esta Lei será lavrada em termo pelo Comando do Exército Brasileiro, e fica condicionada à autorização prévia do Governo dos Estados Unidos da América para a transferência do Certificado de Usuário Final.

                        
Art. 3o As despesas decorrentes da aplicação desta Lei serão arcadas pelas dotações orçamentárias do Ministério da Defesa.

                        Art. 4o  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.


Brasília,

Amigo de paciente do HUT faz carta denunciando o caos na saúde pública
segunda, 30 de dezembro de 2013 • 11:23

Com autorização, por email, para o jornalista Arimatéia Azevedo publicar no Portal AZ, Estevan Bandeira de Sousa – Bacharel em Ciências Contábeis e Direito, escreve uma espécie de Carta Aberta para o governador Wilson Martins, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, aos deputados e senadores e a outras autoridades para denunciar o que ele próprio classificou de “O Caos Na Saúde Pública E Seu Reflexo No Hut”.


Pós-graduação em Controle Interno da Administração Publica, Estevan Bandeira de Souza denuncia a agonia de um amigo, paciente no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde é submetido a atendimento médico tão precário e desumano. 

Eis a denúncia, na íntegra: 

“AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR GOVERNADOR DO ESTADO DO PIAUI
AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO DE TERESINA
AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR SECRETARIO DE ESTADO DA SAÚDE DO PIAUÍ
AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR SECRETARIO MUNICIPAL DE SAÚDE DE TERESINA
AOS EXCELENTÍSSIMOS SENADORES E DEPUTADOS FEDERAIS E ESTADUAIS DO PIAUI 
AOS EXCELENTÍSSIMOS VEREADORES DE TERESINA
A TODOS OS PACIENTES E SEUS FAMILIARES QUE SE ENCONTRAM NO HUT
A TODOS OS CIDADÃOS QUE PRECISAM E TEM DIREITO A UM SERVIÇO DIGNO DE SAÚDE.

O CAOS NA SAÚDE PÚBLICA E SEU REFLEXO NO HUT


Primeiro quero deixar claro que minha crítica aqui não se dirige ao corpo clínico nem ao de enfermagem, nem tão pouco ao serviço de apoio, aliás, todos estes são uns verdadeiros heróis e guardiões daquelas humildes pessoas que lá se encontram aguardando atendimento que não chega e ao mesmo tempo não tem voz e muitas vezes não conhecem seus direitos fundamentais.
O fato é que, como amigo de um paciente, estou vivenciando, juntamente com sua família, nestes últimos dias (desde 22.12.2013) a pior experiência da minha vida no que tange ao atendimento de saúde neste Estado do Piauí, tudo começou quando ao visitar um amigo de 63 anos que se encontra internado, sem a menor expectativa de realização de cirurgia buço-maxilar, em decorrência de acidente de transito, que se encontra internado em uma das enfermarias deste HUT, deparei-me com tamanha deficiência no atendimento médico ou serviço de saúde tão precário e desumano a que o mesmo é submetido.
Todos os dias ao visitar meu amigo JOSE DE RIBAMAR DO NASCIMENTO, 63 anos, que se encontra internado na enfermaria 213, aguardando por cirurgia já referida acima, procuro saber como está sua posição na fila de espera pelo procedimento cirúrgico ao que me informam que ora são 43 pacientes, ora 72 aguardando pelo mesmo procedimento e a fila não anda e a angustia só aumenta. O pior é que, pela natureza do serviço médico, nunca se sabe qual sua localização na fila de espera, quanto mais dias se passam, mais distante ele fica na ordem de chagada para cirurgia. Parece que a fila anda ao inverso da lógica.
A verdade é que nestes dias pude constatar in loco, nos corredores do HUT que aquilo é um verdadeiro depósito de seres humanos nas piores condições possíveis de acomodação à espera de atendimento médico, uma falta de dignidade humana tremenda, um verdadeiro caos, onde se pode constatar macas e cadeiras de rodar sendo atropeladas entre si, o corpo clínico e de enfermagem em quantidade diminuto em face da grande demanda, tentando fazer o que pode. É um corre-corre pra lá e pra cá tentando identificar as prioridades das prioridades, quando quase tudo ali é prioridade.
Não é só, quando, com muita luta se consegue a tão sonhada vaga na enfermaria, lá se encontra uma pequena cadeira de ferro ao lado do leito onde o acompanhante passa muitas vezes até semanas ao lado do seu parente e quando, à noite, não consegue mais ficar sentado, é obrigado deitar no chão debaixo ou ao lado do leito do paciente, isso é uma desumanidade e falta de respeito com o cidadão, coisa que com tão pouco custo poderia se colocar uma cadeira um pouco mais confortável para o acompanhante.
Tem mais, ouvindo depoimentos pelos corredores, tanto de pacientes como de servidores, que aqui vou omitir os nomes para resguardá-los, toma-se conhecimento do quanto há problemas de gestão na saúde pública deste Estado do Piauí, que diga se de passagem, é também um problema nacional, vejam que falta material, falta pessoal em geral, falta especialista em algumas áreas, enfim há uma série de deficiências que nossas autoridades devem encarar com toda urgência que o caso requer e dar uma satisfação a sociedade piauiense.
Tomou-se conhecimento de que há pacientes que chegam a esperar até 45 dias por um procedimento cirúrgico, não por necessidade de tratamento prévio, mas por falta de equipe médica, de material ou de espaço para cirurgia, isso tudo com o paciente internado e acompanhante, consumindo medicamentos, refeições e outros materiais hospitalares, além da assistência da equipe de enfermagem, veja quanto desperdício de tempo e de recursos públicos, olhe quanto espaço ocupado desnecessariamente nas enfermarias com pacientes à espera de cirurgia que não se realizam no tempo oportuno.
O mais triste de disso tudo, no caso particular de Teresina, onde há um Hospital Universitário - HU com dezenas de Unidade de Terapia Intensiva - UTI e Salas de Cirurgia, Hospital tão bem equipado com aparelhos médicos-cirúrgicos de última geração o que poderia ser a solução ou pelos menos um paliativo para os problemas enfrentados na saúde, mas está ocioso, quase inoperante. Tudo isso são problemas que exigem uma solução urgente, não dar mais para se ficar dando justificativas infundadas para o povo que tanto sofre com as consequências destes desmandos de gestão pública.
Não se está aqui pedindo um padrão de tratamento do tipo SIRIO LIBANEZ, ou ALBERT EINSTEIN de São Paulo, talvez o único padrão de saúde que muitas autoridades deste país conhecem em termos de atendimento médico uma vez que é para lá que se dirigem quando estão doentes. O que se quer é apenas um atendimento digno e humano, ainda que considere a reserva do possível, é desproporcional um tratamento tão ineficiente como o ofertado aos pacientes daquela unidade de saúde. 
Quando se procura as autoridades responsáveis por tudo isso que ocorre com a saúde pública, o que mais se houve e termina por até mesmo agredir ao cidadão é o uso excessivo, da forma verbal do GERUNDIO, o famigerado gerúndio, (significando um nada sem começo e sem fim) ao dizerem: estamos fazendo, estamos providenciando, estamos licitando, estamos realizando, estamos contratando, estamos acompanhando; chega de embromação, vamos mostrar serviço de boa qualidade, mais uma eleição se aproxima e o povo está sentido na pele os efeitos de suas escolhas passadas. 
Finalmente eu lembro aos senhores dirigentes deste Estado do Piauí, que todos aqueles pacientes que lá estão nas piores condições possíveis de tratamento médico, são eleitores, portanto nas próximas eleições certamente darão seu voto aos senhores, se tiverem a oportunidade de chegarem lá com vida. É claro. 
Gostaria também, aproveitando o ensejo, de convidar as Vossas Excelências em epígrafe a fazerem uma visita de cortesia neste Hospital HUT, de preferência sem aviso prévio, e se inteirar da verdadeira dimensão da situação de calamidade que lá se encontra instalada há muito tempo. A sociedade piauiense não merece tamanho descaso. Esperamos que um dia o cidadão se conscientize dos desmandos a que somos submetidos e aprenda a rezar menos e cobrar mais por seus direitos. Tudo isso é lamentável e urge providencias.

Estevan Bandeira de Sousa – Bel. Ciências Contábeis e Direito, pós-graduação em Controle Interno da Administração Publica, amigo do paciente, e-mail: (estevanbs@uol.com.br).




DA SÉRIE: "DILMA! GASTA MEU IMPOSTO COMIGO"



TEMOS US$ 400 MILHÕES PRO MACONHEIRO, MAS NÃO TEMOS R$ 200 MIL PRO BRASILEIRO!
http://eticamicina-5mg-3vezes-ao-dia.blogspot.com.br/2014/01/temos-us-400-milhoes-pro-maconheiro-mas.html


Um comentário:

  1. O que se ve no congresso nacional: quase 600 inúteis que trabalham somente 2 dias da semana
    dizendo amem ao pt e todos os seus associados. Se fechar o congresso que economia. Senadores a mesma porcaria. Supremo federal salvo alguns poucos pares o resto também esta
    so defendendo criminosos. Tudo que o Brasil deixa sair pelo esgoto em dinheiro para salvar
    cucarachas cocaleiros para trazer bastante toxico para matar a nossa juventude. O desarmamento do cidadão de bem e finalmente o desmantelamento do exercito, marinha e aeronáutica. Os limites do brasil estão sendo abertos todos os portos para a entradaq da marginalidade de todo o planeta. Enquanto isso pao e circo para os que pagam a conta e também atestado de burrice por alimentar a corja que esta se dando bem as nossas custas.
    Tudo em minúscula. Povo medíocre que não cobra, autoridade que não cobra nada so pensa em se dar bem e nos de braços cruzados vendo nosso pais ir por agua a baixo. brasil pais
    do futuro e pais de todos mas que na verdade e o pais de meia dúzia que se locupleta com o nosso dinheiro. E tem mais se invadirem o brasil os apoiadores dos cocaleiros serão os
    primeiro a viajar correndo para ilhas onde mandaram os dinheiro para viverem como nababos.
    O slogan deve ser mudado brasil o pais dos trouxas onde tantos trabalham e outros tantos vivem na ilha da fantasia pensando que estão num pais de primeiro mundo.

    ResponderExcluir

DESABAFOU? RIU? BRINCOU? SE COMOVEU? CHOROU? NÃO GOSTOU?
DE QUALQUER FORMA EU TENTEI! TÔ VENDO TUDO ESTÁ FAZENDO SUA PARTE! MAS SE GOSTOU OU NÃO, FAÇA SUA PARTE, COMENTANDO !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...