Lula, doutor em enganação
Valdeci Rodrigues | Valdeci | 04/05/2012 17h58
Se os títulos que o ex-presidente Lula acaba de receber de cinco universidades públicas do Rio de Janeiro fosse de doutor honoris causa em enganação, não estaria escrevendo este texto.
A solenidade foi apenas mais uma vitrine de como funcionam as instituições ditas de ensino superior.
Os título foram concedidos em nome da contribuição do petista à história política, econômica e social do Brasil.
Reviro constantemente minha memória para encontrar motivos para que o ex-presidente seja tão endeusado.
A única explicação que encontro é a da enganação. Brilha mais no mundo da política quem tem maior capacidade de iludir.
Nada de novo e isso não causa estranheza.
Agora, instituições de ensino superior, onde deveria imperar visão mais crítica e realista da administração pública, conceder títulos dessa natureza a um político é um escárnio.
Durante a cerimônia nessa sexta-feira, Lula afirmou que "sempre acreditou na educação e lutou a vida inteira por ela".
E também declarou: "Entendo essa honraria não como homenagem pessoal, mas reconhecimento ao povo brasileiro que, nos últimos anos, deu um salto histórico no social, na justiça."
O "salto histórico" que vejo é da corrupção deslavada em seus dois mandatos, do descaramento desmedido em alianças com antigos adversários, corruptos contumazes.
A educação no país está ao rés do chão. Temos pessoas saindo de cursos superiores sem saber escrever corretamente um texto simples, inclusive de cursos de Jornalismo.
Hospitais públicos em frangalhos, num roteiro criminoso de falta de atendimento.
País sem estradas, sem transporte público decente... etc. etc. etc.
E aí juntam cinco universidades para dar título de doutor honoris causa para um homem que ficou oito anos comandando um governo corrupto, perdulário, ineficiente e aparelhado pela companheirada.
É entristecedor. Quem o povo seja enganado com facilidade, vá lá.
Agora, gente considerada letrada entrar numa encenação dessas é de baixar qualquer tipo de otimismo.
Até no texto da governamental Agência Brasil havia a informação: "Na porta do teatro, alunos do curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em Macaé, no norte do estado, em greve há um mês, protestavam contra a falta de professores, de laboratórios adequados e de hospital-escola para práticas clínicas".
Exemplo em tempo real da triste realidade brasileira.
Esse tipo de enganação há em todo o planeta, tanto que Lula já recebeu títulos semelhantes em universidades fora do país.
Fernando Henrique Cardoso (PSDB) também.
O título real de doutor já engana muito.
Eu, pessoalmente, desisti de fazer doutorado depois de perceber a quantidade de gente que tem um diploma semelhante na parede e não entende praticamente de nada.
Desisti de me orgulhar de algo que nada representa, ressalvadas as exeções de sempre, porque é possível embromar do ensino fundamental ao superior e obter notas ótimas sem nada saber.
Agora, os títulos de doutor honoris causa servem para a bajulação e o amesquinhamento ainda maior das instituições de ensino superior.
Um exemplo aconteceu com a "honraria" sendo concedida ao ex-presidente Lula.
Fica difícil ter esperança que o Brasil melhore diante de "espetáculos" dessa natureza.
PS: Aqui em Brasília, governada por um petista enrolado no esquema de corrupção do Carlinhos Cachoeira também, Agnelo Queiroz, parte dos alunos da rede pública ficou sem aulas por mais de um mês. Os "companheiros" fizeram greve e a capital do país continuou sua vida como se nada estivesse acontecendo porque os filhos de quem tem poder de mobilização estão estudando em escolas particulares. Apesar de todos pagarem a segunda maior carga de impostos do planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DESABAFOU? RIU? BRINCOU? SE COMOVEU? CHOROU? NÃO GOSTOU?
DE QUALQUER FORMA EU TENTEI! TÔ VENDO TUDO ESTÁ FAZENDO SUA PARTE! MAS SE GOSTOU OU NÃO, FAÇA SUA PARTE, COMENTANDO !