AGORA SÃO 837 MOTIVOS PARA CONTINUAR! ME DÊ MAIS UM MOTIVO!

201 MOTIVOS PARA CONTINUAR ACREDITANDO:

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS... COMEÇA TUDO DE NOVO!

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS, COMEÇA TUDO DE NOVO

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Corrupção: DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS

Dois pesos e duas medidas

A luta contra a corrupção no Brasil é realmente difícil. As manifestações populares, via redes sociais e cartas nos jornais, mostram o grau de indignação da sociedade. Mesmo assim, a impunidade é acobertada pelo corporativismo, pelas paixões ideológicas e partidárias, pela insensibilidade da Justiça.

Teme-se, por exemplo, que o rumoroso caso conhecido como “mensalão” acabe prescrevendo e salvando os implicados, apesar de alguns clamarem pelo julgamento por se considerarem injustiçados. Os processos criados a partir das operações da Polícia Federal se arrastam. O Judiciário parece ter prazer em denunciar falhas no encaminhamento das denúncias, favorecendo, mais uma vez, os implicados. 

Volta à cena o sr. Carlos Cachoeira, que protagonizou o primeiro escândalo nos governos do presidente Lula, o “caso Waldomiro”. Dizem que Waldomiro foi condenado, mas parece que em liberdade, e Cachoeira impressiona pela amplitude de suas relações com agentes públicos e abrangência partidária no caso de parlamentares.

No caso do envolvimento de políticos, uma particularidade que compromete nossa democracia. O senador Demóstenes Torres, que para muitos era uma esperança, surpreendeu com relações fraternas com um homem que desde muito frequenta as páginas policiais. Mas não menos constrangedor foi o tratamento da imprensa e do Congresso em relação a dois deputados envolvidos com o mesmo cidadão, por ser um antigo comunista do PCB e atualmente no seu sucessor PPS, o deputado pelo Rio Stepan Nercessian, e um deputado tucano de Goiás, Carlos Laréia.

Nada se apura no Brasil, quando não tem um interesse político para empurrar. Como foi a denúncia de veículo do Ministério Público, servindo pessoalmente ao ex-deputado José Gesuíno, hoje assessor do Ministério da Defesa. Casos e mais casos de dois pesos e duas medidas.

Na política externa, uma recaída em relação ao Irã, com manifestações do governo pelo abrandamento do bloqueio comercial. Sem contar a passividade diante das retaliações argentinas a entrada de nossos produtos naquele país. O embate com a Espanha, na questão do trato aos nacionais dos dois países nos aeroportos, deveria ter passado mais pelo diálogo do que pelo confronto. Não nos acrescenta nada, como nas dificuldades em relação a Copa de 2014.

Temos de cuidar, é bom repetir a exaustão, das obras do PAC, que não podem parar nem sofrer novos atrasos. Esta deveria ser a preocupação do governo e da própria sociedade. E não questões meramente políticas, ideológicas, quando não fruto de meros ressentimentos e frustrações. E fazer a Justiça cumprir seu papel, cabendo ao Congresso reformar a legislação que permite, e até incentiva, ma sua lentidão.

Aristóteles Drummond é jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESABAFOU? RIU? BRINCOU? SE COMOVEU? CHOROU? NÃO GOSTOU?
DE QUALQUER FORMA EU TENTEI! TÔ VENDO TUDO ESTÁ FAZENDO SUA PARTE! MAS SE GOSTOU OU NÃO, FAÇA SUA PARTE, COMENTANDO !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...