AGORA SÃO 837 MOTIVOS PARA CONTINUAR! ME DÊ MAIS UM MOTIVO!

201 MOTIVOS PARA CONTINUAR ACREDITANDO:

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS... COMEÇA TUDO DE NOVO!

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS, COMEÇA TUDO DE NOVO

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO! NADA FOI FEITO PELOS CANALHAS!



MP alerta: em Petrópolis, nada foi feito para evitar nova tragédia com a chuva

Quase um ano depois da tempestade, Justiça manda estado e município adotarem medidas de prevenção e instalar alarmes em áreas de risco


É sabido que, no prazo de um ano, seria impossível recuperar as cidades da região serrana do Rio atingidas pelas chuvas de janeiro. O mesmo raciocínio se aplica às medidas preventivas – afinal, a região acumula décadas de ocupação irregular do solo, ausência de mapeamento de risco e investimento em habitação. Mas a situação das cidades da serra fluminense, 11 meses depois da tragédia que deixou mais de mil mortos, mostra nem a catástrofe foi capaz de quebrar a inércia do poder público local em relação ao perigo a que está exposta a população. Em Petrópolis, medidas essenciais de prevenção, como um plano de contingência, uso de alarmes para mobilizar famílias em áreas de risco e treinamento para esses cidadãos, não saíram do papel – ou melhor, do discurso dos dias seguintes à tormenta.




O Ministério Público do estado do Rio obteve, na Justiça, decisão obrigando o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), o município de Petrópolis e o governo do estado do Rio a implementarem um plano de contingência na cidade. A ação na 4ª Vara Cível de Petrópolis foi uma medida extrema. Em 30 de setembro, informa o MP, havia sido expedida uma recomendação dos promotores, para que a prefeitura de Petrópolis adotasse medidas como a divulgação dos alertas de chuvas fortes no site do município e com uso das redes sociais. Além disso, o MP pedia que fossem informados o endereço e os contados dos abrigos da cidade.


De acordo com o MP, desde então “não houve menção ao funcionamento e/ou responsabilidade pelo acionamento do sistema de alerta de sirenes” e avanços nas medidas propostas. Diz a ação movida pelos promotores: “às vésperas de um novo verão, no qual se prevê grande incidência e intensidade de chuvas na região serrana, nada foi feito de efetivo pelos réus para sanar o problema”.


A decisão judicial determina que o estado do Rio e o INEA instalem, até 25 de dezembro, o sistema de alarme por sirenes em Petrópolis; que o município coordena e opera um sistema de alerta para prevenir deslizamentos – com multa prevista de 100 mil reais para torres instaladas que não estejam funcionando. Os promotores assumiram a função de detalhar medidas. A ação civil prevê “pelo menos cinco carros” de som para circular por áreas que não receberam sirenes – citando especificamente os distritos de Cascatinha, Itaipava, onde ficaram concentrados os estragos, Pedro do Rio de Posse -; e requer que a prefeitura informe os locais que servirão de abrigo, em caso de desalojamento, entre outras medidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESABAFOU? RIU? BRINCOU? SE COMOVEU? CHOROU? NÃO GOSTOU?
DE QUALQUER FORMA EU TENTEI! TÔ VENDO TUDO ESTÁ FAZENDO SUA PARTE! MAS SE GOSTOU OU NÃO, FAÇA SUA PARTE, COMENTANDO !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...