AGORA SÃO 837 MOTIVOS PARA CONTINUAR! ME DÊ MAIS UM MOTIVO!

201 MOTIVOS PARA CONTINUAR ACREDITANDO:

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS... COMEÇA TUDO DE NOVO!

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS, COMEÇA TUDO DE NOVO

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

PÔ-HA CABRAL DEPOIS DE 1 ANO 1300 MORTES VOCÊ VAI DISTRIBUIR CARTILHAS?



RJ: 32 mil estão expostos a desabamentos e deslizamentos

Após reunião realizada na tarde desta quarta-feira no palácio Guanabara, em Laranjeiras, zona sul do Rio de Janeiro, o governo do Estado divulgou o plano de prevenção de desastres naturais em áreas de risco para este verão. Segundo o mapeamento geológico concluído em dezembro pelo Departamento de Recursos Minerais (DRM), aproximadamente 32 mil pessoas estão expostas a desabamentos e deslizamentos em 31 municípios, onde existem 1.673 setores de risco iminente.

A reunião contou com a presença de diversas autoridades entre secretários, prefeitos e representantes da Defesa Civil. O vice-governador Luiz Fernando Pezão afirmou que as regiões mais afetadas já estão sendo treinadas. "A gente está tentando fazer o trabalho de prevenção. A Defesa Civil tem treinado, principalmente Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, aquelas regiões que foram mais atingidas. Estamos fazendo um trabalho de alerta e queremos intensificar nas 31 cidades", disse.

O plano prevê ações executadas em parceria entre Estado e municípios. A primeira providência é elaborar, imprimir e distribuir cartilhas orientadoras nas áreas afetadas. Além disso, os prefeitos vão assinar um termo de compromisso para levar adiante as recomendações feitas pela Defesa Civil para atuar emergencialmente.

Para o geólogo Flávio Erthal, o grande desafio será o treinamento da população quando as chuvas ocorrerem. "O mapeamento não resolve a questão. Ele é um ponto de partida para o conhecimento, mas tem que ser acompanhado do sistema de alerta, da participação da sociedade e da capacidade de intervenção."

A proposta da Defesa Civil é treinar agentes para auxiliar na remoção dos moradores de áreas de risco em caso de alerta de fortes chuvas. Será solicitado às prefeituras que disponibilizem servidores públicos para serem capacitados a atuar em situações de emergência. Todos receberão um kit contendo capa de chuva, lanternas e apitos.

Relembrando o caso do município de Areal, o secretário do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, anunciou que alarmes móveis serão disponibilizados gratuitamente a quem solicitar. "Pegando o bom exemplo do prefeito de Areal, que botou o carro de som na rua e salvou um monte de gente, estamos bancando em todos os municípios aqueles que tiverem carro e quiserem botar o alarme móvel", afirmou.


Para médio e longo prazo está previsto a instalação de novos sistemas de alarme em todas as áreas de risco iminente. E também serão distribuídos aparelhos celulares que receberão avisos via SMS em caso de emergência.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESABAFOU? RIU? BRINCOU? SE COMOVEU? CHOROU? NÃO GOSTOU?
DE QUALQUER FORMA EU TENTEI! TÔ VENDO TUDO ESTÁ FAZENDO SUA PARTE! MAS SE GOSTOU OU NÃO, FAÇA SUA PARTE, COMENTANDO !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...