AGORA SÃO 837 MOTIVOS PARA CONTINUAR! ME DÊ MAIS UM MOTIVO!

201 MOTIVOS PARA CONTINUAR ACREDITANDO:

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS... COMEÇA TUDO DE NOVO!

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS, COMEÇA TUDO DE NOVO

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

FAÇA O QUE EU MANDO, MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO!


O embrulhado estômago do Judiciário

Um artigo sobre a crise que se instalou no Poder Judiciário, depois que a ministra corregedora do Conselho Nacional de Justiça resolveu investigar juízes e demais servidores que se encontram com patrimônio incompatível ao salário que recebem. O mal-estar atingiu togados que têm alguma coisa a esconder.

Depois que o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) resolveu investigar a suspeita evolução patrimonial de certos juízes e servidores de 22 tribunais, o Poder Judiciário brasileiro entrou em crise.

Três associações de magistrados ficaram incomodadas com a suposta “quebra de sigilo” dos suspeitos, e então recorreram ao STF (Supremo Tribunal Federal) para neutralizar o trabalho investigativo da corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon.

Através de decisões provisórias, o STF atendeu ao pedido das associações e acabou suspendendo a investigação. De acordo com Marco Aurélio Mello, ministro do Supremo, o CNJ não pode investigar nada antes das corregedorias locais (compostas por colegas dos investigados).

A outra decisão favorável aos suspeitos partiu do ministro Ricardo Lewandowski, ele impediu que o Conselho continuasse apurando a folha de pagamento dos mesmos.

Em represária a atuação da Corregedoria do CNJ, as associações de magistrados pediram que a Procuradoria-Geral da República investigue Eliana Calmon pelo crime de violação de sigilo funcional.

Numa outra tentativa de desmoralizar a ministra, o jornal “Folha de São Paulo” publicou uma matéria sobre o benefício (legal) de [auxílio-moradia atrasado] que ela recebeu.

É muito estranha toda essa movimentação das associações e alguns ministros do STF para destruir o trabalho e a moral da corregedora, uma vez que os juízes deveriam ser os principais interessados em um Judiciário limpo e transparente.


É importante lembrar que a Justiça também é um orgão público e, assim como os demais, tem sim a obrigação de prestar contas a sociedade.

Se existem magistrados com o patrimônio incompatível ao salário, o CNJ tem mais é que investigar mesmo.

A toga, por sí só, não é nenhuma garantia de bons costumes, sem apuração quem pode afirmar que não está ocorrendo enriquecimento ilícito, suborno ou venda de sentenças ?

Diminuir o poder do Conselho e deixar as investigações a cargo das corregedorias locais é um erro, o coleguismo e/ou corporativismo, sem dúvida comprometeria a seriedade das ações. Suspender a apuração na folha de pagamento também foi uma decisão extremamente absurda.

Conforme levantamento da corregedora, no Tribunal de Justiça de São Paulo, 45% dos suspeitos estão há dois anos sem apresentar declarações de imposto de renda para a corte, essa prestação de contas é prevista em lei.

Apesar de enfrentar grande oposição dentro do Judiciário, a ministra não está sozinha nessa luta.Além de contar com o apoio de servidores honestos em todos os escalões da Justiça, Eliana também tem a opinião pública ao seu lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESABAFOU? RIU? BRINCOU? SE COMOVEU? CHOROU? NÃO GOSTOU?
DE QUALQUER FORMA EU TENTEI! TÔ VENDO TUDO ESTÁ FAZENDO SUA PARTE! MAS SE GOSTOU OU NÃO, FAÇA SUA PARTE, COMENTANDO !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...