AGORA SÃO 837 MOTIVOS PARA CONTINUAR! ME DÊ MAIS UM MOTIVO!

201 MOTIVOS PARA CONTINUAR ACREDITANDO:

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS... COMEÇA TUDO DE NOVO!

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS, COMEÇA TUDO DE NOVO

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

EU ACHO SUPER VÁLIDA ESSA MEDIDA!

AGU defende exigência do título de eleitor e de documento com foto na votação
Da Redação - 30/09/2011 - 15h50

A AGU (Advocacia-Geral da União) encaminhou ao STF (Supremo Tribunal Federal) manifestação na qual defende a exigência do título de eleitor e de documento com foto na hora da votação. A Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 4.467, proposta pelo Diretório Nacional do PT (Partido dos Trabalhadores), defende o uso de apenas um documento.

A regra integra o conjunto de normas que disciplina o exercício regular do direito de voto, "não implicando injustificável cerceamento à cidadania e à soberania popular", defende a AGU.

Na manifestação, o órgão ressalta que o artigo 91-A, caput, da Lei 9.504, de 30 de setembro de 1997 e a Resolução 23.218, de 02 de março de 2010, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), tem como objetivo aprimorar o processo de identificação do eleitor pela mesa eleitoral, para evitar a ocorrência de fraudes no momento da votação.

Para a Advocacia-Geral, a apresentação simultânea do título e do documento com foto é necessária e adequada pois, a um só tempo, comprova a inscrição do eleitor na Justiça Eleitoral e evita que terceiro exerça o voto em seu nome.

A norma também concretiza o princípio da eficiência, haja vista que, em caso de falha nos registros da Justiça Eleitoral, a inscrição do eleitor poderá ser facilmente comprovada por meio da apresentação do respectivo título.

Na Adin 4.467 o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores sustenta que, ao exigirem a apresentação concomitante do título de eleitor e de documento de identificação com fotografia no momento da votação, as regras violariam os artigos da Constituição Federal relacionados à cidadania (artigo 1º, inciso II, da Constituição) e à soberania popular (artigos 1º, parágrafo único, e 14, caput, da Constituição), pois teriam restringido, injustificadamente, o exercício do direito de voto pelos eleitores.

O partido alega também que os dispositivos ofenderiam os princípios constitucionais da proporcionalidade, razoabilidade e da eficiência, argumentando que a obrigatoriedade de apresentação do título de eleitor não seria indispensável para a segurança do sistema de votação.

A manifestação da AGU, entretanto, é pela improcedência do pedido feito pelo diretório partidário. A Advocacia-Geral pediu que a exigência do título de eleitor mais documento com foto no momento da votação seja declarada constitucional pelo STF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESABAFOU? RIU? BRINCOU? SE COMOVEU? CHOROU? NÃO GOSTOU?
DE QUALQUER FORMA EU TENTEI! TÔ VENDO TUDO ESTÁ FAZENDO SUA PARTE! MAS SE GOSTOU OU NÃO, FAÇA SUA PARTE, COMENTANDO !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...