AGORA SÃO 837 MOTIVOS PARA CONTINUAR! ME DÊ MAIS UM MOTIVO!

201 MOTIVOS PARA CONTINUAR ACREDITANDO:

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS... COMEÇA TUDO DE NOVO!

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS, COMEÇA TUDO DE NOVO

domingo, 16 de janeiro de 2011

ALGUÉM PODE ME DIZER SE ELES ESTÃO ERRADOS?

Jornais estrangeiros criticam Brasil diante de tragédia no Rio


Os jornais estrangeiros criticaram a falta de estrutura do Brasil diante do desastre na região serrana do Rio de Janeiro, onde o número de mortos já chega a 610. Além de destacar o número de corpos, as publicações repercutiram neste sábado a dificuldade das equipes de socorro em chegar às cidades atingidas, a agonia dos sobreviventes por falta de ajuda e os desafios das autoridades brasileiras em recompor cidades e se prevenir de outros desastres naturais.

O norte-americano The Washington Post destacou a revolta dos sobreviventes por "falta de ajuda". O jornal disse que após o desastre na noite de quarta-feira, "muitas pessoas estavam implorando por ajuda" e destaca a ajuda dos voluntários.

O jornal ressaltou a promessa dos militares em enviar 11 helicópteros e 500 pessoas para ajudar os 800 bombeiros que "estão lutando para chegar nas áreas atingidas". O jornal destacou a luta dos sobrevivente e contou a história de Fernando Perfista, que desenterrou o corpo do próprio filho, guardou no refrigerador e sepultou-o em um caixão feito em casa.

O canadense The Vancouver Sun criticou o País dizendo que os danos do desastre "expõe grandes falhas no planejamento de emergência e prevenção de desastres em um País que aspira atingir status de nação desenvolvida". O jornal destacou os desafios da presidente Dilma Rousseff para melhorar a infra-estrutura antes de receber a Copa do Mundo de 2014 e os jogos olímpicos em 2016.

O jornal repercutiu a visita de Dilma às áreas devastadas e a "indignação pública, direcionada a autoridades estaduais e municipais que foram responsáveis por permitir que grande parte da construção precária em áreas de risco, o que contribuiu para o crescente número de mortes".

O jornal ainda disse que há o "temor que centenas de corpos ainda possam estar soterrados na favela de Campo Grande em Teresópolis, onde acredita-se que mais de 100 casas foram destruídas". A matéria ainda informa que "metade dos mortos podem ser crianças, de acordo com a instituição de caridade Save the Children".

O britânico The Guardian disse que os deslizamentos de terra transformaram Teresópolis em um imenso cemitério e deu destaque ao cemitério Carlinda Berlim, antes "um lugar tranqüilo" que se tornou "uma vala de zona de guerra". O jornal diz que os enterros correm durante a madrugada, e nas covas de 60 cm improvisadas com cruzes de madeira.

Tragédia anunciada!O espanhol El País chamou o desastre de "tragédia anunciada", e tomou como base declarações de professores e especialistas brasileiros. O jornal ainda disse uma das razões do desastre são a falta de área de habitação e as favelas construídas em lugares de risco evidente, com a simplicidade de políticos locais e estaduais. O jornal disse que Dilma prometeu "prevenção e reconstrução das cidades devastadas". O jornal ainda deu destaque à prioridade das equipes de resgate para lugares "onde é possível encontrar pessoas vivas" e a dificuldade em restabelecer serviços como os de energia elétrica, abastecimento de água e telefone.

As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.

4 comentários:

  1. Claro que eles estão cobertos de razão!!!
    O Brasil nunca será um país desenvolvido...Enquanto a corrupção dos políticos e a ignorância do seu povo forem preponderantes.
    Lamentável, meu caro amigo, lamentável

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que Copa e Olimpíada é em Junho / Julho.. Se fosse em Janeiro / Fevereiro só ia ser pólo aquático e natação.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado, o maior desastre ecológico do mundo aconteceu em terras americanas, sem preparo nenhum. Assim como a devastação de Nova Orleans, onde o governo americano foi profundamente criticado. Falar mal do Brasil é fácil, vai lá fazer melhor. Se candidate a presidente da república, vire político, depois vamos ver o que resultou. Não tenho partido, nem gosto de política, o que vejo é muita gente torcendo pra tudo dar errado, porque assim eles podem gozar em criticar. Helen De Rose.

    ResponderExcluir
  4. Querida helen, no desastre ecológico americano, a falha só foi detectada quando acontecdeu! En New Orleans houve o mesmo tipo de descaso, muito embora neste caso, os alertas meteorológicos tenha sido dado com semanas de atecedência! Mas no caso da região serrana, como vc pode ver no post anterior a este, a pesquisa encomendada pelo governo estadual foi em 2008, tempo mais do que suficiente para a tomada de medidas preventivas! Mas isso não interessa, pois quando acontece um desastre, e se é decretado um estado de calamidade, não existe processo de licitação, então acho que quem torce contra são os politicos, omissos em sua esmagadora maioria! quanto custaria um processo de realocação desse pessoal? talvêz bem menos que 33 bilhões de um trem bala, uma copa ou uma olimpiada! bjs

    ResponderExcluir

DESABAFOU? RIU? BRINCOU? SE COMOVEU? CHOROU? NÃO GOSTOU?
DE QUALQUER FORMA EU TENTEI! TÔ VENDO TUDO ESTÁ FAZENDO SUA PARTE! MAS SE GOSTOU OU NÃO, FAÇA SUA PARTE, COMENTANDO !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...