Rio foi alertado em 2008 sobre risco de desastre em região serrana
Um estudo encomendado pelo próprio Estado do Rio de Janeiro já alertava, desde novembro de 2008, sobre o risco de uma tragédia na região serrana fluminense --como a que ocorreu na última segunda-feira e que já deixou ao menos 547 mortos--, informa a reportagem de Evandro Spinelli publicada na edição deste sábado da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL)
A situação mais grave, segundo o relatório, era exatamente em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, os municípios mais devastados pelas chuvas e que registram o maior número de mortes. Essas cidades tiveram, historicamente, o maior número de deslizamentos de terra.
O estudo apontou a necessidade do mapeamento de áreas de risco e sugeriu medidas como a recuperação da vegetação, principalmente em Nova Friburgo, que tem maior extensão de florestas.
Quanto a Petrópolis e Teresópolis, o estudo informou que as cidades convivem com vários fatores de risco diferentes --boa parte da área urbana em montanhas e planícies fluviais-- e podem ser atingidas por desastres "capazes de gerar efeitos de grande magnitude".
Sobre Nova Friburgo, o documento relata que boa parte de sua população vive em áreas de risco. A cidade registra um dos maiores volumes de chuva do Estado do Rio.
OUTRO LADO
O secretário do Ambiente do Rio, Carlos Minc, disse que o mapeamento de áreas de risco foi feito, faltando "apenas" a retirada dos moradores, e que os parques florestais da região também foram ampliados.
rsrs como gosta de criticar ô céus !
ResponderExcluirOi Rafinha! Foi o único direito que ainda não me tiraram! bjs
ResponderExcluiraaah então você é dono deste blog ,pow isso é verdade mesmo. mas vc e pago pra isso queridinho ? ficar postando essas coisas pra você mesmo ? Huuunn..
ResponderExcluirNão Rafinha, eu é que pago 27,5% do meu salário pra ter saúde educação e segurança decente, e tenho que pagar tudo novamente, pois meus governantes não suprem as necessidades minhas e da população! bjs
ResponderExcluir