AGORA SÃO 837 MOTIVOS PARA CONTINUAR! ME DÊ MAIS UM MOTIVO!

201 MOTIVOS PARA CONTINUAR ACREDITANDO:

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS... COMEÇA TUDO DE NOVO!

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS, COMEÇA TUDO DE NOVO

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Psicologia de guerra: nós contra eles



07/01/2014 às 9:22 \ Democracia, Política
Psicologia de guerra: nós contra eles

Dora Kramer chama a atenção, em sua coluna de hoje, para um fato que conhecemos, mas merece mais destaque. O PT – e isso não começou agora com a presidente Dilma – adota a psicologia de guerra ao criar um clima de “nós contra eles”, como se toda crítica fosse proveniente de antipatriotismo, de torcida contrária ao Brasil.

Segundo a jornalista, essa forma de fazer política estaria no DNA do partido, pois sempre foi oposição e se colocou como salvação para “tudo isso que está aí”. O monopólio das virtudes fazia com que o PT demonizasse os demais e se vendesse como o bastião da ética e o único instrumento do povo contra as “elites”.

E como sabemos, o PT nunca saiu do palanque. É o que sabe fazer. Não sabe governar. Por isso, mesmo após 11 anos de poder, o PT insiste na retórica da guerra, do nós contra eles, acusando todos os outros por seus próprios fracassos e blindando-se contra críticas legítimas. Como diz Kramer:

O PT tem a psicologia da guerra, traz o gene da disputa no sangue, é competente no ataque, usa da corda estendida ao máximo, mantém a tensão e se posiciona como vítima em todas as situações, ainda que os inimigos – sempre apresentados como sujeitos ocultos – sejam na verdade seus sustentáculos.

São 11 anos de poder durante a maior parte dos quais os altos escalões (quando interessa também conhecidos por “as elites”) empresariais, culturais, políticos e sociais estiveram submissos aos ditames petistas.

Após tanto tempo usando essa tática abjeta, fazendo tantas trapalhadas no governo, e ainda por cima se fechando contra todo tipo de crítica, o PT acabou conseguindo criar, de fato, um clima de guerra, de “nós contra eles”. Tanto que a maioria dos brasileiros esclarecidos já compreendeu que só há uma forma de consertar os problemas atualmente: tirar o PT do poder.

Hoje, por culpa do próprio PT, a psicologia de guerra até faz algum sentido. O PT atacou tanto os críticos, demonizou tanto qualquer um que discordasse de seus meios (que não entregaram bons resultados), que faz sentido colocar um espelho em frente ao seu discurso e repetir, com sinal invertido, que só mesmo alguém que não ama o Brasil pode continuar apoiando um partido tão incompetente e mesquinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESABAFOU? RIU? BRINCOU? SE COMOVEU? CHOROU? NÃO GOSTOU?
DE QUALQUER FORMA EU TENTEI! TÔ VENDO TUDO ESTÁ FAZENDO SUA PARTE! MAS SE GOSTOU OU NÃO, FAÇA SUA PARTE, COMENTANDO !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...