AGORA SÃO 837 MOTIVOS PARA CONTINUAR! ME DÊ MAIS UM MOTIVO!

201 MOTIVOS PARA CONTINUAR ACREDITANDO:

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS... COMEÇA TUDO DE NOVO!

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS, COMEÇA TUDO DE NOVO

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

IBGE - A ARTE DE TORTURAR NÚMEROS ATÉ QUE ELES CONFESSEM ALGUMA COISA! (Muito Bom)


Qual o efeito do Bolsa Família no desemprego?

A taxa de desemprego caiu de 5,2% em outubro para 4,6% em novembro nas seis regiões metropolitanas que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) avalia em seu relatório de Emprego e Salário. Esta é a menor taxa para os meses de novembro e se equipara à vista em dezembro do ano passado, também 4,6%, o menor nível de desemprego desde o início da série histórica da pesquisa, em março de 2002. Em novembro do ano passado, a taxa de desocupação estava em 4,9%.

Ao mesmo tempo, a geração do “nem-nem” aumenta sem parar. São aqueles que nem estudam, nem procuram emprego. A taxa de desemprego medida pelo IBGE depende da quantidade de gente procurando emprego. Se a pessoa está sem trabalho, mas não se coça para encontrar um, então ela simplesmente não faz parte do rol de desempregados, segundo o IBGE.

Além da quantidade crescente de pessoas que simplesmente não procuram emprego, temos um gasto com seguro-desemprego que também aumenta a cada ano. A conta não fecha! Uma taxa de desemprego em patamar mínimo histórico, com cada vez mais gente sem procurar emprego, e cada vez mais gasto com seguro-desemprego?

Por essas e outras que a estatística já foi chamada de “a arte de torturar números até que eles confessem qualquer coisa”. Como dizia Roberto Campos, ela é como o biquíni: mostra bastante coisa, mas esconde o essencial. O que está por trás deste aparente paradoxo?

Arrisco uma tese: Bolsa Família. Não digo que explique a coisa toda. Mas algum efeito razoável deve ter. E faltam estudos sobre o assunto. Quantas pessoas deixam de procurar emprego oficial porque recebem as esmolas estatais? Quantos podem se manter na geração “nem-nem” porque o governo banca sua sobrevivência?

Não temos as respostas. Deveríamos ter, ao menos, estimativas. Para avaliar o programa como um todo, seria importante ter estas informações. O que sabemos, por ora, é que soa estranho falar em mínima taxa de desemprego ao mesmo tempo em que temos cada vez mais gente sem buscar emprego e mais gastos com seguro-desemprego. Coisas do nosso Brasil.


2 comentários:

  1. Como 44 milhões não contribuem para o INSS na idade ativa o desemprego pode ser de a 5%?
    4 a 5% é desemprego residual, gente que se aposentou ou saiu para abrir seu próprio negócio.
    Pior, nenhum destes economistas comenta isto.

    ResponderExcluir
  2. O BRASIL VIVE A INFLAÇÃO PELA ÓTICA DO INSTAGRAM. É O FEIO QUE FICA BONITO.

    ResponderExcluir

DESABAFOU? RIU? BRINCOU? SE COMOVEU? CHOROU? NÃO GOSTOU?
DE QUALQUER FORMA EU TENTEI! TÔ VENDO TUDO ESTÁ FAZENDO SUA PARTE! MAS SE GOSTOU OU NÃO, FAÇA SUA PARTE, COMENTANDO !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...