AGORA SÃO 837 MOTIVOS PARA CONTINUAR! ME DÊ MAIS UM MOTIVO!

201 MOTIVOS PARA CONTINUAR ACREDITANDO:

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS... COMEÇA TUDO DE NOVO!

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS, COMEÇA TUDO DE NOVO

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

DEPUTADOS NÃO CONCORDAM COM A NOVA PARTILHA DO BRASIL!


Câmara dos Deputados adia votação sobre tamanho das bancadas
Folhapress

Após mais de quatro horas de embates e troca de provocações entre os deputados, aCâmara dos Deputados adiou nesta quarta-feira (6) a votação de um projeto que susta uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que alterou os tamanhos das bancadas de deputados federais, estaduais e distritais para as eleições de 2014.

A análise do projeto foi suspensa por falta de quórum, já que a sessão se estendeu e muitos parlamentares deixaram a Casa. Durante a sessão, os parlamentares aprovaram apenas a chamada urgência do projeto, o que garante prioridade na pauta de votações. A expectativa é que o texto volte a ser discutido na próxima semana.

A resolução do TSE reduziu bancadas de oito Estados na Câmara dos Deputados e amplioude outros cinco. A mudança valeria para as eleições do ano que vem.

Com a decisão do tribunal, perdem uma cadeira Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Paraíba e o Piauí perdem duas. O TSE levou em conta o censo do IBGE de 2010, para o recálculo com base no tamanho da população de cada Estado.

Os beneficiados com mais uma cadeira seriam Amazonas e Santa Catarina, enquanto Ceará e Minas Gerais ganhariam duas. O Pará, por sua vez, teria quatro novos deputados. Os demais Estados, como São Paulo, não teriam mudanças na sua atual composição na Câmara.

A modificação ia provocar impacto nas Assembleias Legislativas, já que o número de deputados estaduais é calculado com base no tamanho das bancadas na Câmara. A resolução, no entanto, não amplia o número final dos deputados, que na Câmara Federal somam 513. Aredistribuição ocorreria entre as unidades federativas.

Durante as discussões, a maioria dos deputados defendeu que a alteração não poderia ocorrer por resolução e que o projeto reforça a autonomia do Congresso. "Não é verdade que o TSE tomou atribuição do Congresso", afirmou o senador Esperidião Amim (PP-SC). "A Casa vai se desmoralizar mais uma vez junto à Justiça, e os juristas vão rir dos que disseram que o TSE exorbitou, ele apenas aplicou a aritmética prevista em lei complementar", completou.

"É uma questão de Justiça e respeito ao Congresso, não cabe ao TSE interferir numa questão política que cabe ao Senado e à Câmara", disse o deputado Alex Canziani (PTB-PR).

A Constituição determina que o Congresso aprove projeto de lei complementar para regulamentar a questão dos tamanhos das bancadas, mas a proposta nunca foi aprovada pelos congressistas.

A proposta considera o tamanho da população com base em critérios do IBGE. Mas mantém o mínimo de oito cadeiras para cada Estado e o máximo é de 70, como previsto pela atual legislação. Se houver sobras de cadeiras, deve ocorrer uma nova divisão com base no quociente estadual.

Veja como ficariam as bancadas dos Estados atingidos pela resolução do TSE:

Alagoas: dos atuais 9 para 8 deputados 
Amazonas: 8 para 9 deputados 
Ceará: 22 para 24 deputados 
Espírito Santo: 10 para 9 deputados 
Minas Gerais: 53 para 55 deputados 
Santa Catarina: 16 para 17 deputados 
Pará: 17 para 21 deputados 
Paraíba: 12 para 10 deputados 
Paraná: 30 para 29 deputados 
Pernambuco: 25 para 24 deputados 
Piauí: 10 para 8 deputados 
Rio Grande do Sul: 31 para 30 deputados 
Rio de Janeiro: 46 para 45 deputados

*Todos ficarão com os valores atuais se a Câmara sustar a resolução do TSE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESABAFOU? RIU? BRINCOU? SE COMOVEU? CHOROU? NÃO GOSTOU?
DE QUALQUER FORMA EU TENTEI! TÔ VENDO TUDO ESTÁ FAZENDO SUA PARTE! MAS SE GOSTOU OU NÃO, FAÇA SUA PARTE, COMENTANDO !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...