AGORA SÃO 837 MOTIVOS PARA CONTINUAR! ME DÊ MAIS UM MOTIVO!

201 MOTIVOS PARA CONTINUAR ACREDITANDO:

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS... COMEÇA TUDO DE NOVO!

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS, COMEÇA TUDO DE NOVO

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Da Série "O QUE FIZERAM COM A PETROBRAS" 4


08/11/2013 - 18:47

Contrato da Petrobras com a Odebrecht pode ter sido superfaturado. Acordo de 825,6 milhões de dólares fechado durante a gestão Gabrielli incluía salário de pedreiro de 22 mil reais e aluguel de copiadora por 7,2 milhões de reais


O contrato foi fechado durante a gestão de José Sergio Gabrielli. Em 2013, com Graça Foster no comando, ele foi reduzido praticamente pela metade (Sebatião Moreira/EFE)

A Petrobras fechou um contrato superfaturado no valor de 825,6 milhões de dólares com a construtora Odebrecht. Estabelecido em 2010 - e ainda em vigor -, ele engloba serviços na área de segurança e meio ambiente em dez países. De acordo com reportagem da Agência Estado, o acordo estabelecia o aluguel de três máquinas de fotocópias na Argentina por 7,2 milhões de reais, de um terreno próprio por 3,2 milhões e o salário 22 mil reais para pedreiros nos Estados Unidos.

O contrato, chamado de PAC SMS, foi fechado durante a gestão de José Sergio Gabrielli. Em 2013, com Graça Foster no comando, ele foi reduzido praticamente pela metade. Dos 8.000 itens discriminados, a maioria apresentava indícios de irregularidades. A redução de 344 milhões de dólares foi estabelecida após uma auditoria da companhia que considerou o acordo equivocado e sugeriu uma revisão. Mesmo assim, milhões de dólares foram gastos para investimentos no Brasil e também na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Japão, Paraguai e Uruguai nos primeiros anos de vigência. "Muito dinheiro já tinha sido gasto quando houve o corte. Esse foi o problema", afirmou uma fonte ligada à Petrobras que não teve sua identidade revelada.

Leia ainda:

Segundo a Agência Estado, os documentos coletados mostram indícios de direcionamento na licitação, preços superfaturados e falhas contratuais. A estatal e o ex-presidente José Sergio Gabrielli não quiseram comentar o assunto. Em nota, a "Odebrecht nega veementemente qualquer irregularidade nos contratos firmados com a Petrobras", e disse que conquistou todos de forma legítima, por meio de concorrências públicas.

Em junho, o valor foi reduzido, mas não houve divulgação de informações sobre as razões para a decisão. A estatal apenas disse que havia vendido alguns ativos, como refinarias. Quando procurada, a Odebrecht negou as supostas irregularidades.

O caso é investigado por autoridades, sob sigilo a pedido da estatal. No mês de junho, o Ministério Público Federal no estado do Rio de Janeiro (MPF) instaurou um procedimento investigatório criminal para apurar infrações em contratos da Petrobras no exterior, incluindo o acordo com a Odebrecht. O Ministério Público (MP) junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), sob relatoria do ministro José Jorge, acompanham o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESABAFOU? RIU? BRINCOU? SE COMOVEU? CHOROU? NÃO GOSTOU?
DE QUALQUER FORMA EU TENTEI! TÔ VENDO TUDO ESTÁ FAZENDO SUA PARTE! MAS SE GOSTOU OU NÃO, FAÇA SUA PARTE, COMENTANDO !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...