AGORA SÃO 837 MOTIVOS PARA CONTINUAR! ME DÊ MAIS UM MOTIVO!

201 MOTIVOS PARA CONTINUAR ACREDITANDO:

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS... COMEÇA TUDO DE NOVO!

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS, COMEÇA TUDO DE NOVO

quarta-feira, 23 de maio de 2012

O País do Futebol: Só pode ser brincadeira!




UPA pronta mas fechada há dois anos
Sem médicos em postos, população de Mesquita viaja para ter acesso a saúde

Rio -  A falta de médicos em Mesquita, na Baixada Fluminense, obriga moradores a procurar socorro em outras cidades. Pronta há dois anos, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Edson Passos até hoje não abriu as portas à população, que também não encontra atendimento nos postos municipais de saúde.

DESCASO

Construída pelo estado em 2010, a UPA está vazia, com mato alto e entulho nos fundos da unidade. Outras unidades de saúde locais, por sua vez, não têm médicos. Para Renata dos Santos, 19 anos, que é vizinha da nova UPA, a expectativa de ter serviço de saúde do lado de casa virou um sonho distante. “Até hoje, nada. Sempre que eu e meus filhos temos de ir ao médico, vamos às UPAs do Rio.

UPA construída em Edson Passos, em Mesquita, está pronta desde 2010 mas ainda não abriu as portas | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia

Quando não tenho dinheiro para a passagem, sou obrigada a ficar em casa passando mal”, reclama. Se não bastasse a ‘unidade-fantasma’, a oferta de médicos no município é escassa. No posto municipal de Jacutinga, o mais perto da UPA, em vez dos profissionais, quem faz plantão é a população: “Quando tem médico, esperamos por 12 horas o atendimento”, conta o vendedor Alberto Bastos, 63.

Nesta segunda, em visita à unidade, equipe de O DIA constatou o problema. Com os filhos doentes, Tamires Aparecida, 22, teve de voltar para casa: “Minha filha está com 39,5 de febre e o outro vomitando. Não tem médico!”.

Na tentativa de driblar o problema, funcionários do posto ainda orientam os pacientes a fazer os exames com enfermeiros e levá-los para postos onde há médicos. Após receber denúncia do jornal, a Prefeitura de Mesquita enviou um médico ao posto de saúde de Jacutinga.

Promessa de abrir nos próximos meses

Desde o fim das obras da UPA de Mesquita, em dezembro de 2010, a população espera pela abertura. A Secretaria de Estado de Saúde alega que jamais agendou a inauguração da unidade. Mas, no site da prefeitura, texto de novembro de 2010 afirma que ela começaria a funcionar no mês seguinte. O órgão diz que a administração da UPA seria da prefeitura, mas segundo a Secretaria Estadual de Saúde, as equipes não foram contratadas.

Com a demora, o estado retomou-a e passou a administração para uma Organização Social (OS) selecionada para gerir 26 unidades no Rio. Segundo o estado, a previsão é que a UPA de Mesquita abra no início do segundo semestre, mas o mês não foi informado.

Um comentário:

  1. OLÁ
    REALNEBTE ESSE É UM PAÍS DE BRINCALHÕES.

    ABS DO BETOCRITICA.

    ResponderExcluir

DESABAFOU? RIU? BRINCOU? SE COMOVEU? CHOROU? NÃO GOSTOU?
DE QUALQUER FORMA EU TENTEI! TÔ VENDO TUDO ESTÁ FAZENDO SUA PARTE! MAS SE GOSTOU OU NÃO, FAÇA SUA PARTE, COMENTANDO !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...