AGORA SÃO 837 MOTIVOS PARA CONTINUAR! ME DÊ MAIS UM MOTIVO!

201 MOTIVOS PARA CONTINUAR ACREDITANDO:

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS... COMEÇA TUDO DE NOVO!

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS, COMEÇA TUDO DE NOVO

sexta-feira, 16 de março de 2012

Editorial: O MITO!




O mito da boa causa: a lógica do mensalão e a ameaça à democracia
Jornal do Brasil
Paulo Rosenbaum

O povo brasileiro mistura ingredientes paradoxais: malícia para a vida quotidiana e desconcertante ingenuidade política. Mas não é preciso ser gênio para perceber que se a sociedade não se mobilizar – como fez recentemente em outras votações – terá que engolir uma grande armação.  Percebe-se forte movimentação nos bastidores do julgamento do mensalão, o processo político-institucional mais documentado da história republicana. Com muito custo, advogados dos réus tentam limpar o rastro de sujeira que seus clientes deixaram enquanto se arranjavam para conquistar, manter e ampliar o poder no início da era Lula.

Menos previsível que o ato do poder ávido e corruptor é a lógica que o inspirou. E ainda inspira! O óbvio merece ser relembrado: um dos pilares axiológicos da democracia é a moderação/controle que o Poder Legislativo deveria exercer sobre os demais. O mensalão – que prossegue com réus em julgamento, malgrado impunes – foi apenas um plano desmascarado como crime eleitoral. O gravíssimo é que prossiga incólume, ainda que com outras características.

Comprar apoio de deputados para governar, usando supersalários ou acordos secretos que fomentam o clientelismo é ameaça séria ao Estado democrático. Nostálgicos do poder absoluto, essa turma quis ressuscitar a versão tropical do centralismo partidário, vale dizer, modelar a máscara para uma neoditadura.  Incrível, mas até aqui a lógica tem sido bem sucedida. Flagrados no crime eleitoral, se sustentaram com malabarismos e composições curiosas para o partido que monopolizou o slogan Ética na política. Terminaram na mesma vala comum da maioria dos moralistas: ética para os demais!

Hoje, nós os gatos escaldados, enxergamos que o telhado de vidro existe e é coletivo.  Nesse caso especifico do mensalão a justiça do país tem uma dívida especial com os cidadãos, que vai muito além do sistema de penalidades que o sistema jurídico costuma aplicar para dar consistência ao estado de direito.  O que está em disputa é a manutenção ou interrupção do aval para jogo perigoso dentro da área.

Quem detém poder sempre pode mudar as regras do jogo, e a sociedade que se ajoelhe diante das arbitrariedades. Mas não lutamos justamente contra o arbítrio que cassou a voz da sociedade e o Brasil durante décadas? Se houver condescendência com o “mito da boa causa”, a próxima vítima será a democracia.

Convencido pelo apoio popular à estabilidade econômica, o regime aspira hegemonia e flerta com o totalitarismo. Vale dizer, a tese que os inspira não é só contar com a prescrição da pena. Sabem que sob a abundância de provas documentais e testemunhais existentes isso seria escarnecer da sociedade. A tática agora é convencer a opinião pública de que os críticos da atual administração são conspiradores e “de direita” – como se não fosse plausível uma oposição à esquerda e fora das hostes ressentidas.

Melhor seria se réus e patrocinadores se comportassem como o mestre de Platão. Sócrates não só aceitou a pena como recusou-se a fugir ou ser ajudado por sofistas. Para o sábio – detalhe vital,  ele era inocente – enfrentar o julgamento dignificava a democracia grega. E ainda que considerasse injustas as acusações explicadas pelas motivações pessoais dos adversários – submeteu-se aos resultados e enfrentou seu destino.

Não basta sucesso econômico, distribuição de renda, e superação dos bolsões de miséria. Há uma fome por justiça. Cresce no país a oposição sem partido, crítica, mas ainda silenciosa. A nova resistência enxerga que para sairmos todos juntos da caverna os homens públicos precisam assumir mais responsabilidades e a sociedade recusar o vale-tudo.

Que sociedade não se arrepiaria com o seguinte anúncio coletivo:

– Assumimos a culpa e renunciamos aos cargos e mandatos. Não nos interessa mais a permanência no poder. A única prioridade é a preservação da democracia e bem-estar das pessoas!    

Conforme explicado acima: somos todos ingênuos. Ainda bem!

* Paulo Rosenbaum, médico e escritor. é autor do livro 'A verdade lançada ao solo' (ed. Record). - paulorosenbaum.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESABAFOU? RIU? BRINCOU? SE COMOVEU? CHOROU? NÃO GOSTOU?
DE QUALQUER FORMA EU TENTEI! TÔ VENDO TUDO ESTÁ FAZENDO SUA PARTE! MAS SE GOSTOU OU NÃO, FAÇA SUA PARTE, COMENTANDO !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...