AGORA SÃO 837 MOTIVOS PARA CONTINUAR! ME DÊ MAIS UM MOTIVO!

201 MOTIVOS PARA CONTINUAR ACREDITANDO:

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS... COMEÇA TUDO DE NOVO!

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS, COMEÇA TUDO DE NOVO

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

EU RECOMENDO!



Aprenda técnicas de patinação para se divertir sobre rodas
A patinação é uma atividade aeróbica que testa seu equilíbrio e pode render bons momentos. Aproveite!

Patinar parece estar no rol daquelas atividades inacessíveis, que só jovens ousados, atletas sarados ou malabaristas performáticos conseguem fazer com destreza e habilidade. Nada disso. Todo mundo pode aprender as técnicas da patinação e arriscar uns passinhos. Está certo que a patinação é uma atividade aeróbica, que exige bastante fôlego - e principalmente equilíbrio. Também exige bom preparo físico, bastante treino e um tanto de paciência e disposição para possíveis tombos e escorregadas.

Uma volta ao começo

No Brasil, o boom dos patins inline foi nos anos 90. Mas a história diz que esses modelos, também conhecidos como rollers, foram criados antes dos tradicionais, que possuem duas rodas na frente e duas atrás. A patente foi registrada em 1819, em Paris, na França, e sua criação teve influência da patinação no gelo, modalidade comum na Europa. A prática acontecia, de uma forma geral, nos ginásios poliesportivos, com piso de taco de madeira, e os patinadores se divertiam numa ciranda sem fim. O modelo inline perdeu espaço na época por não ser muito estável e atingir velocidades altas, que assustavam os praticantes. Mas, ao longo dos anos, a evolução esteve ao lado do roller, e os devidos ajustes o colocaram no cenário esportivo novamente.

Quem contribuiu para a popularização do roller no Brasil foi a medalhista Fabíola da Silva, um mito nos circuitos e pistas radicais de todo o mundo. Dona de oito medalhas do X Games - a competição mais importante do gênero -, já entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, por seus feitos. O início, porém, foi como o da maioria das pessoas que começam algo novo. "Nas primeiras vezes com os patins foi difícil, eu tinha que me segurar na grade de casa para conseguir ficar de pé", diz Fabíola.

Equilíbrio saudável

Andar de patins, seja qual for o modelo, é uma atividade muito saudável. Segundo Arnaldo José Hernandes, especialista em medicina esportiva, o esporte exercita as pernas, a elasticidade do tronco e braços e, principalmente, o sistema respiratório. O fisiologista André Fornaziero acrescenta que, devido às características dos movimentos, a patinação possibilita o fortalecimento de ligamentos e tendões. Ou seja, é uma forma de manter a estrutura corporal sempre aquecida e alongada. O exercício sobre patins também auxilia no desenvolvimento do equilíbrio, já que exercita constantemente os músculos, principalmente os da coluna vertebral.

Sabrina Sorgi Parada, 30 anos, começou as aulas de patinação há poucos meses. A jovem patinadora explica que a importância de um profissional está diretamente ligada à questão de evitar riscos bobos. Um professor responsável ensina a fazer os movimentos corretos para que você não se machuque, a respirar corretamente e até a cair direito.

Com que roupa eu vou?

Antes de sair calçando um par de patins, saiba que existem preparos básicos. Como em qualquer outra atividade esportiva, alongue-se, hidrate-se bem e faça refeições leves e saudáveis. Não esqueça os equipamentos de segurança, como capacete, cotoveleira, munhequeira e joelheira. E mais: filtro solar e óculos de sol, que protegem os olhos dos raios solares e da poeira. Use roupas leves, que não atrapalham o movimento.

Feitos os primeiros preparativos, é hora de colocar os patins. Calce-os sentado, próximo a uma parede ou corrimão. Quando conseguir ficar de pé, tenha certeza que está equilibrado. As primeiras passadas devem ser feitas em locais pequenos, sempre com a escapatória de se segurar e sustentar em algum lugar. O segredo é tentar, sem medo, para que suas rodas comecem a fazer seu caminho.

Escolher o melhor lugar para patinar também não é difícil. Tudo o que se precisa é de uma superfície lisa, ou próxima a isso. Por aqui, os parques são unanimidades para a prática, ou ainda ruas tranquilas. O importante é encontrar um lugar seguro. Afinal, nesse esporte, equilíbrio é tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESABAFOU? RIU? BRINCOU? SE COMOVEU? CHOROU? NÃO GOSTOU?
DE QUALQUER FORMA EU TENTEI! TÔ VENDO TUDO ESTÁ FAZENDO SUA PARTE! MAS SE GOSTOU OU NÃO, FAÇA SUA PARTE, COMENTANDO !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...