AGORA SÃO 837 MOTIVOS PARA CONTINUAR! ME DÊ MAIS UM MOTIVO!

201 MOTIVOS PARA CONTINUAR ACREDITANDO:

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS... COMEÇA TUDO DE NOVO!

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS, COMEÇA TUDO DE NOVO

domingo, 1 de janeiro de 2012

BRASILEIRA...BRASILEIRO... PELO SEU FUTURO, VOCÊ TEM QUE TOMAR PARTIDO!


ESTÁ CHEGANDO A HORA, EM QUE TODO BRASILEIRO QUE PENSA, VAI TER QUE SAIR DE CIMA DO MURO! ESTAMOS CAMINHANDO PARA UM TOTALITARISMO, ONDE VIVEREMOS O RESTO DA VIDA SUSTENTANDO VAGABUNDO, CORRUPTOS, LADRÕES! MAS NÃO ADIANTA DIZER, POXA ESSE CARTA TA CERTO, O QUE ADIANTA É FAZER ACONTECER! DE QUE FORMA? PARTICIPANDO!

01/01/2012 - 15h59
Crise de juízes com o CNJ será tema central de 2012 no Judiciário

A polêmica envolvendo os limites da atuação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na investigação de juízes suspeitos de irregularidades deve dominar o debate na volta do recesso da Justiça e do Congresso, em fevereiro. Duas decisões liminares de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), proferidas no último dia 19 e que esvaziaram os poderes de investigação do CNJ, dividiram juristas, representantes da classe dos magistrados e advogados. De um lado, ficam os que dizem não ver ilegalidades na atuação do conselho e que veem um aumento de transparência com a atuação do CNJ. De outro, os que entendem que o conselho extrapola as suas atribuições constitucionais.

Para o presidente da seção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), José Lucio Glomb, a credibilidade da Justiça sai arranhada da crise. Para ele, a resistência à atuação do CNJ é resultado de corporativismo do Judiciário. “Alguns tribunais querem manter as estruturas das apurações das corregedorias estaduais, que dificilmente chegam a resultados”, diz.

O cientista político Wilson Ferreira Cunha, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, afirma que o STF cometeu um erro grave ao limitar as atribuições do CNJ. “Ao invés de recuar, o Brasil precisa solucionar os problemas das instituições cheias de deformações.” Cunha diz acreditar que o tema, pela repercussão negativa, deve ser um dos assuntos predominantes na volta do recesso da Justiça e da pauta do Congresso em fevereiro.

Chumbo trocado

A briga se intensificou durante os últimos dias. Em nota à imprensa, o presidente da Associação dos Magistrados do Brasil, Henrique Calandra, disse que os juízes não são “refratários à investigação”, mas reafirmou a posição da entidade de que o conselho atua de forma inconstitucional. O ex-presidente do Supremo Nelson Jobim contestou a tese, que chama de “retrocesso”. Para Jobim, “em nenhum poder a necessidade de controle é tão pronunciada quanto no Judiciário”.

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivan Sartori, comparou as investigações do conselho sobre magistrados à ditadura. Integrantes da cúpula do Judiciário que compõem a linha de defesa do CNJ reagiram com indignação às declarações. “O CNJ tem atuado com toda a transparência, à luz do dia, imbuído dos melhores propósitos saneadores dos costumes judiciários”, afirmou o presidente interino do CNJ, Carlos Ayres Britto.

Transparência

A crise abalou a cúpula do Poder Judiciário brasileiro e abriu um amplo debate sobre a transparência da Justiça no país. No centro dele, a ministra corregedora do CNJ, Eliana Calmon, que em setembro afirmou que a magistratura nacional sofre com a “infiltração de bandidos que estão escondidos atrás da toga”.


As liminares concedidas pelo STF atenderam pedidos feitos por três associações de juízes. A primeira decisão contra o CNJ foi do ministro Marco Aurélio Mello. Ele avaliou que o órgão não poderia tomar a iniciativa de investigar juízes antes das corregedorias locais. Depois, seu colega Ricardo Lewandowski suspendeu a apuração do conselho sobre a folha de pagamento de servidores do Judiciário em 22 tribunais. O CNJ averiguava movimentações financeiras atípicas. As duas decisões foram concedidas em caráter provisório e poderão ser revistas em 2012, quando os ministros do Supremo se reunirem para julgar as ações que motivaram as liminares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESABAFOU? RIU? BRINCOU? SE COMOVEU? CHOROU? NÃO GOSTOU?
DE QUALQUER FORMA EU TENTEI! TÔ VENDO TUDO ESTÁ FAZENDO SUA PARTE! MAS SE GOSTOU OU NÃO, FAÇA SUA PARTE, COMENTANDO !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...