AGORA SÃO 837 MOTIVOS PARA CONTINUAR! ME DÊ MAIS UM MOTIVO!

201 MOTIVOS PARA CONTINUAR ACREDITANDO:

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS... COMEÇA TUDO DE NOVO!

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS, COMEÇA TUDO DE NOVO

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

CONCURSOS PÚBLICOS 2012! 8 PASSOS PARA PEGAR ESSA BOQUINHA!



8 passos para passar em um concurso público
Planejar os estudos, investir em material e adotar técnicas de estudo são algumas dicas

Escolha um local de estudos em que você possa estudar sem ser incomodado
São Paulo – A estabilidade profissional, bons salários são alguns dos principais atrativos do setor público. Como muitos concurseiros sabem, para alcançar uma das muitas oportunidades disponíveis no mercado é preciso muito mais do que disciplina e dedicação.

“Para quem assinalou no plano de metas para 2012 ‘passar em um concurso público’, há muitos concursos previstos para o ano que vem: INSS, Polícia Federal, Ministério da Ciência e Tecnologia, Senado Federal, etc”, afirma William Douglas, juiz e autor de livros especializados em concursos públicos.

Para Lia Salgado, fiscal de rendas do RJ, consultora de concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”, é válido que os interessados assumam o projeto e tenham consciência de que é uma maratona de estudos que só termina com a aprovação.

Confira abaixo os passos indicados por especialistas em concursos públicos:



1 Estabeleça seu objetivo

“Por que você quer ser juiz se você nunca trabalhou no Fórum?”, pergunta Leonardo Pereira do Instituto IOB . Para ele, é preciso reunir informações com amigos ou em uma busca pela internet sobre a profissão.

Para Douglas, estabelecer objetivos não quer dizer definir prazos. “Tenha como objetivo ‘passar em um concurso público’. Se acontecer em 2012, excelente! Se não, continue estudando”, explica.

2 Escolha uma área

De acordo com Lia, a vantagem de escolher uma área de concurso – banco, polícia, fiscal – é que há um conjunto de matérias em comum e o candidato pode estudar mesmo sem o edital publicado.

“Comece os estudos pelas disciplinas que caem nessa área, pois é um estudo que não se perde”, explica Paulo Estrella, diretor da Academia do Concurso.

3 Planeje seus estudos

Determine quantas horas do seu dia podem ser dedicadas para os estudos. É importante pôr no papel as horas gastas com o trabalho (se tiver), lazer, refeições, e depois calcular quantas horas por dia podem ser dedicadas exclusivamente aos livros.

Pereira afirma que é preciso também definir qual disciplina será estudada, para isso é indispensável estudar o edital e definir quanto tempo o candidato gasta, em média, para fechar as matérias.

4 Prepare o ambiente de estudos

Não importa o tamanho do ambiente, o local precisa ser sossegado e que tenha tudo o que você precisa estudar sempre à mão. “O importante é que deve ser um local onde o candidato consiga se concentrar”, diz Douglas.

5 Reúna o material adequado: escolha bons cursos e livros

“Tem curso presencial ou via internet voltados para concurso público”, diz Lia.

Para Douglas, estudar com apostilas é uma alternativa, mas estas nem sempre possuem a matéria atualizada. “Se o candidato não tem condições financeiras para comprar todo o material é possível pegar emprestado em bibliotecas públicas ou mesmo na internet”, explica.

6 Adote técnicas de estudo

Para os especialistas existem técnicas que ajudam o concurseiro a transformar a matéria em mapas mentais e condicionar o cérebro para que este consiga guardar e lembrar do conteúdo estudado.

Lia ressalta que cada um se adapta a técnica que for adequada, mas é recomendável fazer exercícios didáticos, revisão, provas anteriores e simulados.

7 Cuide da saúde

“Quanto menos ‘vida’ o candidato tiver, mais difícil será de se dedicar os estudos e isso acaba sendo um motivo para desistir do objetivo e do planejamento”, diz Estrella.

Fazer atividade física, ter uma alimentação diária balanceada e o mais importante, de acordo com Lia é a qualidade do sono. O rendimento nos estudos está diretamente associado a capacidade do organismo de lidar com o stress.

8  Atualize o planejamento

Acompanhar os editais e atualizar o planejamento de estudos é essencial para que as matérias, principalmente as específicas não acumulem. Lia diz que não se deve abandonar nenhuma matéria, a não ser que tenha passado no concurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESABAFOU? RIU? BRINCOU? SE COMOVEU? CHOROU? NÃO GOSTOU?
DE QUALQUER FORMA EU TENTEI! TÔ VENDO TUDO ESTÁ FAZENDO SUA PARTE! MAS SE GOSTOU OU NÃO, FAÇA SUA PARTE, COMENTANDO !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...