AGORA SÃO 837 MOTIVOS PARA CONTINUAR! ME DÊ MAIS UM MOTIVO!

201 MOTIVOS PARA CONTINUAR ACREDITANDO:

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS... COMEÇA TUDO DE NOVO!

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS, COMEÇA TUDO DE NOVO

domingo, 6 de novembro de 2011

PARA QUE SERVE A LEI MARIA DA PENHA? ESTA JOVEM JÁ FOI VIOLENTADA VÁRIAS VEZES! QUANDO ISSO VAI PARAR?




Estudo aponta que DRU é alternativa a ampla reforma nas finanças públicas

As prorrogações sucessivas da DRU (Desvinculação dos Recursos da União) tornaram-se necessárias para que o governo tenha a liberdade de elaborar uma estratégia de investimentos em programas que julgar necessário.

Esse mecanismo foi a alternativa encontrada pelo governo para aplicar parte do dinheiro do Orçamento sem a vinculação dos recursos imposta pela Constituição Federal de 1988 para destinação, especialmente, aos setores de saúde, assistência e Previdência Social.

Essa é a conclusão que está em estudo feito pelo consultor Fernando Álvares Correia Dias, do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Senado, que servirá como subsídio quando a matéria chegar à Casa para votação.



A PEC (proposta de emenda à Constituição) de prorrogação da DRU até 2015 está na Câmara e deverá ser votada até o dia 23 de novembro, de acordo com previsão do presidente Marco Maia (PT-RS).

No estudo, o consultor destaca que a DRU é “uma alternativa a uma ampla reforma nas finanças públicas. "Ela surge como uma forma de reduzir essas vinculações, dada a dificuldade política de realizar uma reforma fiscal abrangente”.

Correia Dias acrescenta que a desvinculação de parte dos recursos orçamentários, “em visão mais ampla”, representa um mecanismo para compatibilizar o arcabouço da Constituição de 1988 com o Plano Real de 1994.

Na ocasião, o governo Fernando Henrique Cardoso criou o FSE (Fundo Social de Emergência), mais tarde rebatizado de Desvinculação dos Recursos da União.

No trabalho, o consultor ressalta que, atualmente, a maior parte dos recursos desvinculados de contribuições sociais retorna ao orçamento da seguridade social, o que não justifica o argumento de que a área terá perdas significativas.

Ainda na área social, Correia Dias frisa que o setor de educação não tem parte de seus recursos retirados pela DRU para a livre aplicação pelo governo, a partir de 2011.

A saúde pública também não é mais afetada desde a extinção da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). Já o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), segundo ele, é prejudicado, uma vez que 20% da receita do PIS/Pasep são atingidos pela DRU.

Outro ponto destacado pelo técnico diz respeito à realização da meta fiscal e à utilização dos recursos da DRU para compor esse superávit primário. Para ele, a utilização dos recursos retirados do Orçamento pela DRU - e sua consequente prorrogação - é “a alternativa mais pragmática, mas de menor grau de transparência” no objetivo governamental de assegurar a obtenção do superávit primário.

“A vantagem da DRU é fazer um corte linear na maioria das vinculações (recursos previstos no Orçamento da União para uso obrigatório em determinados setores), o que é mais simples e politicamente viável”, disse o consultor do Senado.

Ele destacou que, em 2010, foram desvinculadas receitas de impostos, contribuições sociais e de intervenção no domínio econômico, a Cide, que permitiram o aumento de R$ 51,8 bilhões nos recursos de livre aplicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESABAFOU? RIU? BRINCOU? SE COMOVEU? CHOROU? NÃO GOSTOU?
DE QUALQUER FORMA EU TENTEI! TÔ VENDO TUDO ESTÁ FAZENDO SUA PARTE! MAS SE GOSTOU OU NÃO, FAÇA SUA PARTE, COMENTANDO !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...