AGORA SÃO 837 MOTIVOS PARA CONTINUAR! ME DÊ MAIS UM MOTIVO!

201 MOTIVOS PARA CONTINUAR ACREDITANDO:

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS... COMEÇA TUDO DE NOVO!

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS, COMEÇA TUDO DE NOVO

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

VOCÊ SABE O QUE É VOTO EM LISTA FECHADA?



Reforma Política
Comissão do Senado aprova voto em lista fechada

Pela proposta, eleitor não escolheria diretamente candidatos a vereador ou deputado. Em vez disso, votaria na legenda, responsável por ordenar lista

Gabriel Castro

A Comissão da Reforma Política no Senado aprovou nesta terça-feira, com 9 votos a favor, 7 contra e 4 abstenções, o modelo de voto proporcional com lista fechada para a eleição de deputados federais, deputados estaduais e vereadores. O tema ainda será submetido ao aval do plenário do Senado e da Câmara. A proposta derrotada previa que os mais votados se elegessem de forma direta, independentemente dos partidos. É o chamado "distritão".

Com o voto em lista fechada, o eleitor escolhe a legenda que mais lhe agrada, e não mais o candidato, individualmente. Os eleitos sairiam de uma lista pré-organizada pelo partido. Um exemplo: se o PMDB obtiver votação suficiente para conquistar cinco cadeiras de deputado federal pelo Rio de Janeiro, os cinco primeiros nomes da lista seriam empossados.

A ideia é defendida pela bancada do PT - partido que, segundo demonstram pesquisas frequentes, tem o maior índice de simpatizantes entre o eleitorado brasileiro. "A nossa expectativa é de que possamos fazer um trabalho de convencimento que nós entendemos o melhor, porque fortalece os partidos e o mais importante é que nós vamos baratear a campanha e criar as condições para o financiamento público", afirmou o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE).

O senador Francisco Dornelles (PP-RJ), presidente da comissão, foi voto vencido, mas disse que o importante é o posicionamento dos senadores:"Eu respeito a proposta vencedora. A pior situação que poderia ocorrer seria a não-tomada de decisão, embora eu não ache que o sistema proporcional seja melhor".

A Comissão da Reforma Política no Senado deve voltar a se reunir na terça-feira, para analisar temas como a cláusula de barreira, a candidatura avulsa e os prazos de filiação partidária para candidatos.

SE O VOTO EM LISTA FECHADA FOR APROVADO, AS QUADRILHAS VIVERÃO FELIZES PARA SEMPRE!

ESTA É A MELHOR SOLUÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESABAFOU? RIU? BRINCOU? SE COMOVEU? CHOROU? NÃO GOSTOU?
DE QUALQUER FORMA EU TENTEI! TÔ VENDO TUDO ESTÁ FAZENDO SUA PARTE! MAS SE GOSTOU OU NÃO, FAÇA SUA PARTE, COMENTANDO !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...