AGORA SÃO 837 MOTIVOS PARA CONTINUAR! ME DÊ MAIS UM MOTIVO!

201 MOTIVOS PARA CONTINUAR ACREDITANDO:

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS... COMEÇA TUDO DE NOVO!

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS, COMEÇA TUDO DE NOVO

terça-feira, 13 de setembro de 2011

CHUPA ESSA MANGA POVÃO!

Carga tributária dos alimentos chega a 27,5%

Fonte: Diário do Grande ABC

O Brasil é o País dos impostos. Isso todo mundo ouve falar desde criança. O problema é que esses tributos exagerados muitas vezes impedem os brasileiros de se alimentarem melhor.

A carga tributária incidente sobre os alimentos tem média de 27,5% do total do valor cobrado pelos produtos. O que significa um percentual muito mais alto do que o incidente em vários países desenvolvidos. Perde, por muito pouco, somente para a Suécia, com carga de 27,56%.

Isso acontece, segundo o presidente do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), João Eloi Olenike, porque a maior parte dos países de Primeiro Mundo desonera a produção alimentícia ou cobra taxas muito pequenas de seus fabricantes. "Em países como os Estados Unidos, o Estado também é produtor, então subsidia a produção, fornecendo sementes, por exemplo, o que acaba barateando muito os preços. Lá o raciocínio é: ninguém vai passar fome."

A carga tributária sobre os alimentos nos Estados Unidos é de 14,82%, semelhante à de Portugal, de 15,36%. Enquanto no Brasil 17,24% do valor pago pelo arroz e pelo feijão são impostos , nos Estados Unidos esse percentual cai para 10,12% e, em Portugal, para 11,30%.

Considerando as frutas e os legumes, a diferença é ainda maior. No País, 21,78% do preço vai para os cofres públicos. Nos Estados Unidos, apenas 10,12% e, em Portugal, 14,13%.

Questionado sobre um meio de fazer com que o governo federal desonere pelo menos os alimentos de primeira necessidade, Olenike diz que os consumidores têm de protestar. "O primeiro passo é entrar em contato com a entidade representativa de sua categoria para, então, chegar nos vereadores e deputados", afirma.

O economista-chefe da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), Marcel Solimeo, compatilha da opinião e acrescenta: "é preciso pressionar o governo para que ele corte suas despesas, pois quando ele gasta muito, é o consumidor quem paga."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESABAFOU? RIU? BRINCOU? SE COMOVEU? CHOROU? NÃO GOSTOU?
DE QUALQUER FORMA EU TENTEI! TÔ VENDO TUDO ESTÁ FAZENDO SUA PARTE! MAS SE GOSTOU OU NÃO, FAÇA SUA PARTE, COMENTANDO !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...