AGORA SÃO 837 MOTIVOS PARA CONTINUAR! ME DÊ MAIS UM MOTIVO!

201 MOTIVOS PARA CONTINUAR ACREDITANDO:

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS... COMEÇA TUDO DE NOVO!

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS, COMEÇA TUDO DE NOVO

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

SEU SACRIFÍCIO NÃO FOI EM VÃO... A COPA 2014 VAI SAIR!

Morre jovem levado a 5 hospitais do RJ para ser atendido, diz Secretaria
Ele morreu às 5h desta quinta-feira (29), segundo Secretaria.
Corpo será levado para o Instituto Médico Legal (IML).
Do G1 RJ

O jovem Gabriel Santos de Sales morreu às 5h desta quinta-feira (29), segundo informou a Secretaria municipal de Saúde. Ele estava internado desde o dia 19 no Hospital Salgado Filho, no Méier, na Zona Norte do Rio, depois de percorrer cinco hospitais da Baixada Fluminense e do Rio de Janeiro para conseguir atendimento médico.

De acordo com a secretaria, o corpo do jovem será levado para o Instituto Médico Legal (IML). Na quarta-feira (28), Gabriel já tinha apresentado uma piora no seu quadro de saúde e precisou voltar para o CTI.

Gabriel foi internado depois de cair da laje de casa em Xerém, na Baixada Fluminense. Ao dar entrada no Hospital Salgado Filho, ele foi submetido a uma neurocirurgia e chegou a ficar em coma induzido, segundo informou a Secretaria municipal de Saúde.

Exoneração
No dia 21, a Secretaria estadual de Saúde informou que o diretor do Hospital estadual Getúlio Vargas, Luiz Sérgio Verbecaro, e o chefe de equipe de plantão do Hospital estadual Adão Pereira Nunes, Jocelyn Santos de Oliveira, foram exonerados. A pedido do secretário Sérgio Côrtes, foi aberta uma sindicância para apurar o caso e as informações preliminares indicam divergências de relatos sobre a conduta das equipes das duas unidades estaduais, informou a Secretaria.

A Secretaria informou ainda que a regulação do paciente não foi feita pelo Samu Baixada, como determina o protocolo do Ministério da Saúde para os casos de urgência e emergência.

A Secretaria estadual de Saúde enviou durante a tarde desta quinta-feira uma nota sobre o caso:

"A Secretaria de Estado de Saúde lamenta a morte do jovem Gabriel Sales. E para que situações como essa não voltem a acontecer, destaca que abriu na própria semana do ocorrido uma sindicância para apurar todos os fatos. Já foi encaminhado às Secretarias de Saúde de Duque de Caxias e do Rio de Janeiro notificação para esclarecimentos sobre o atendimento ao paciente nas unidades municipais.SES-RJ reafirma compromisso de sempre buscar melhorar o atendimento ao cidadão do Rio de Janeiro."

A Secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil informou que o paciente foi atendido pela Prefeitura do Rio no Hospital Municipal Salgado Filho, onde recebeu o atendimento necessário ao seu quadro clínico. De acordo com a direção da unidade, os procedimentos adotados pelo corpo clínico seguiram todos os protocolos assistenciais. O paciente esteve durante toda sua estada no hospital monitorado em unidades intensivas, com equipamentos de suporte à vida à disposição. A família do paciente está sendo acompanhada diretamente pela direção, que está prestando todos os esclarecimentos necessários.
Em relação ao Hospital Municipal Souza Aguiar, na ocasião, a unidade estava com o serviço de neurocirurgia atendendo a três casos graves simultâneos, sendo dois de acidente vascular cerebral hemorrágico e um baleado. Além disso, não houve contato prévio com a Central de Regulação municipal por parte de sua unidade de origem. Para minimizar os riscos e garantir a segurança dos pacientes, a Prefeitura do Rio reafirma a importância dos pacientes sob orientação da Central.

88 km em sete horas
Após sofrer o acidente, Gabriel percorreu 88 km em uma ambulância até conseguir atendimento no Hospital Salgado Filho. De acordo com a mãe de Gabriel, Maria dos Santos Bezerra, o filho chegou a ser atendido no posto de saúde de Xerém. "Ele teve um atendimento bom lá. O médico foi muito bom, mas mandaram ele para Saracuruna, porque disseram que lá não tinha aparelhagem", contou na época a mãe do jovem.

De lá, Gabriel foi levado para o Hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna. O destino seguinte foi o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, na Zona Norte da cidade. Após mais uma tentativa frustrada, encaminharam o jovem para o Hospital Souza Aguiar, no Centro. Sem alternativa, o destino foi o Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes, no subúrbio, onde, segundo a família, Gabriel chegou a fazer exames, mas não pôde ficar internado. Já era 23h quando Gabriel chegou ao Hospital Salgado Filho.

Sérgio Côrtes afirmou que o erro foi no primeiro atendimento, no posto de saúde em Xerém. "Na unidade de saúde em que ele está, [o procedimento é] entrar em contato com a central de regulação e solicitar uma vaga para evitar essa peregrinação, essa absurda peregrinação durante 90 quilômetros. Toda a rede de urgência e emergência estava avisada que naquele período de 19 h até as 2 da manhã o tomógrafo [do Hospital Saracuruna] estava em manutenção. Mas tinha ressonância magnética, poderia ter sido feita. Então o grande erro foi a não-solicitação da transferência. Isso fez com que ele peregrinasse, literalmente, por vários hospitais, até que finalmente foi atendido no Hospital estadual Carlos Chagas, onde foi acolhido, foi feita a tomografia, foi feito o diagnóstico do traumatismo craniano e então solicitada a vaga para o Hospital Salgado Filho, quando ele foi finalmente transferido", explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESABAFOU? RIU? BRINCOU? SE COMOVEU? CHOROU? NÃO GOSTOU?
DE QUALQUER FORMA EU TENTEI! TÔ VENDO TUDO ESTÁ FAZENDO SUA PARTE! MAS SE GOSTOU OU NÃO, FAÇA SUA PARTE, COMENTANDO !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...