AGORA SÃO 837 MOTIVOS PARA CONTINUAR! ME DÊ MAIS UM MOTIVO!

201 MOTIVOS PARA CONTINUAR ACREDITANDO:

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS... COMEÇA TUDO DE NOVO!

PAGANDO PARA SERMOS FERRADOS, COMEÇA TUDO DE NOVO

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

HERÓI OU... VILÃO?


O HERÓI

Cabral anuncia criação de Gabinete de Reconstrução da Região Serrana

Dilma fala em sistema de alerta para evitar desastres

RIO - O governador Sérgio Cabral anunciou nesta segunda-feira (17), durante visita aos municípios de Sumidouro, Bom Jardim e São José do Vale do Rio Preto, a criação do Gabinete Executivo de Reconstrução da Região Serrana. O prefeito de Bom Jardim, Affonso Monnerat, assumirá a coordenação, que ficará subordinada ao vice-governador Luiz Fernando Pezão, deslocado para Nova Friburgo desde o início das ações, por orientação do governador. A função do Gabinete é monitorar todas as cidades castigadas pelas fortes chuvas que atingiram a região na última semana.

O VILÃO

Governo repassou verba de fundo ambiental para Fundação Roberto Marinho

Jorge Lourenço
 
Enquanto o país lamenta a tragédia que matou pelo menos 600 pessoas na Região Serrana, as obras do Museu do Amanhã seguem a todo vapor. O empreendimento, na região portuária da cidade, tem boas razões para ser mais do que eficiente.  Em outubro passado, o governador Sérgio Cabral repassou R$ 24 milhões do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam) para a Fundação Roberto Marinho, parceira no empreendimento. É do Fecam que sai a verba para obras de contenção e drenagem nas encostas em áreas de risco.

 
Rio foi alertado em 2008 sobre risco de desastre em região serrana

Um estudo encomendado pelo próprio Estado do Rio de Janeiro já alertava, desde novembro de 2008, sobre o risco de uma tragédia na região serrana fluminense --como a que ocorreu na última segunda-feira e que já deixou ao menos 547 mortos--, informa a reportagem de Evandro Spinelli publicada na edição deste sábado da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL)

A situação mais grave, segundo o relatório, era exatamente em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, os municípios mais devastados pelas chuvas e que registram o maior número de mortes. Essas cidades tiveram, historicamente, o maior número de deslizamentos de terra.

O estudo apontou a necessidade do mapeamento de áreas de risco e sugeriu medidas como a recuperação da vegetação, principalmente em Nova Friburgo, que tem maior extensão de florestas.

Quanto a Petrópolis e Teresópolis, o estudo informou que as cidades convivem com vários fatores de risco diferentes --boa parte da área urbana em montanhas e planícies fluviais-- e podem ser atingidas por desastres "capazes de gerar efeitos de grande magnitude".

Sobre Nova Friburgo, o documento relata que boa parte de sua população vive em áreas de risco. A cidade registra um dos maiores volumes de chuva do Estado do Rio.

3 comentários:

  1. BANDO DE CANALHAS! É REVOLTANTE!

    ResponderExcluir
  2. só mais uma perguntinha, afinal , em que lugar você mora? no rio de janeiro mesmo ? Hunnn...

    ResponderExcluir

DESABAFOU? RIU? BRINCOU? SE COMOVEU? CHOROU? NÃO GOSTOU?
DE QUALQUER FORMA EU TENTEI! TÔ VENDO TUDO ESTÁ FAZENDO SUA PARTE! MAS SE GOSTOU OU NÃO, FAÇA SUA PARTE, COMENTANDO !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...